O mundo dos pneus agrícolas
Pneus agrícolas são de extrema importância para o funcionamento e o desenvolvimento do campo. São eles que realizam o movimento de máquinas agrícolas responsáveis por praticamente todo o ciclo das mais variadas culturas implementadas em solo brasileiro.
Por isso, é fundamental conhecer as características e melhores usos de cada pneu e tirar deles o melhor desempenho para seu equipamento.
Quais as suas principais diferenças?
Dimensão
A começar pelo detalhe mais óbvio! Por conta do nicho de mercado, não é difícil encontrar pneus agrícolas que são mais altos do que um utilitário esportivo. O arco de tamanhos começa nos modelos utilizados em caminhonetes 4×4, que já são maiores do que os convencionais.
O outro extremo fica por conta dos modelos empregados nos veículos de mineração, com estrondosos 4 metros de altura, beirando 6 toneladas de peso bruto — o que vale a pena, considerando que um pneu dessas especificações consegue deslocar 100 toneladas de carga individual, sem nenhuma sobrecarga.
Estrutura
Entre os off-roads, os padrões de fabricação são os radiais e os diagonais. Em um pneu radial, comumente, é utilizada apenas uma lona de aço, garantindo boa capacidade de carga. Basicamente, esse tipo de construção garante maior resistência ao calor e uma boa adequação às operações que desloquem material em maior velocidade.
Em contrapartida, existem os pneus diagonais. Nesse caso, múltiplas lonas de nylon são sobrepostas na composição interior do componente, entregando maior resistência e proteção contra abrasões, perfurações ou qualquer outro tipo de desgaste intra-superficial.
Tipos
Além do radial e do diagonal, o setor agrícola também conta com modelos de alta flutuação e implemento. No primeiro caso, falamos de pneus com boa flutuabilidade, ou seja, que entregam uma excelente capacidade de tração, com a menor compactação possível do solo — o que protege a qualidade dos seus plantios.
Já os pneus de implemento são empregados em máquinas rebocadoras, como tratores, semeadores e afins. Também contam com boa flutuabilidade, justamente por terem uma superfície de contato maior, equalizando o peso da máquina sobre o solo e evitando a concentração em pontos isolados.
Qual o impacto de um bom pneu sobre os seus resultados?
Por fim, a interferência negativa ou positiva de um conjunto de pneus acontece sobre o volume e sobre a qualidade das suas produções. Afinal, tanto a quantidade quanto a excelência técnica dos seus plantios são altamente impactadas pelo índice de compactação do solo.
Isso porque, como você já sabe, esse é um fenômeno muito prejudicial à rentabilidade agrícola, pois a disposição nutricional da terra é reconfigurada sob a pressão do peso da máquina. Além disso, esse ato de amassar a terra fecha todos os dutos canalizadores de ar e água, impedindo a oxigenação e a hidratação das camadas inferiores — o que impacta diretamente a capacidade de crescimento dos seus plantios.
Agora que você já sabe de todas estas informações, que tal garantir os melhores pneus na Mademax Pneus? Lá, você encontra profissionais capacitados para orientá-lo no modelo ideal para o seu negócio, bem como fazer a troca ou instalação no seu veículo.
Assim, você fica mais seguro para rodar e tem a garantia de qualidade da Mademax Pneus.
Acesse o site e conheça todos os tipos de pneus disponíveis, características e outras informações com toda a segurança e conforto.